Subscribe Now
Trending News

Passos Maia

Apresentação

Fundado oficialmente em 12 de dezembro de 1991, Passos Maia tem o turismo como horizonte promissor. A partir da abertura do Parque Nacional das Araucárias para a visitação pública, em outubro de 2015, o setor vive constante expansão. A área de 12.841 hectares é uma das maiores reservas de araucária do mundo e está na rota turística do município.

O turismo rural guia os visitantes. Entre as atrações, cachoeiras, mata nativa, gastronomia, animais na terra e no céu, a exemplo da beleza do papagaio-de-peito-roxo, ave ameaçada de extinção que foi reintroduzida na região em 2011, a partir de um projeto do Instituto Espaço Silvestre.

Também ameaçada de extinção, a espécie da flora brasileira predominante no parque é a araucária. Em meio à imponência das árvores, uma variedade de animais — vários ameaçados e outros com população reduzida — faz morada, como o bugio, o gato-do-mato-pequeno, o puma, o veado poca e a jaguatirica.

A prática de jet ski também é possível no camping do Rio Chapecó, onde fica a ponte Horácio Ribas Maciel, mais conhecida como Ponte Baixa. Há ainda pontos com rotas de trilheiros e cavaleiros, antigas fazendas, produção típica de alimentos e o encontro com a fé nas visitas à Igreja Matriz São Jorge, Grutas Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Gruta e Dom Carlos, e Igreja São Valentim, na comunidade Rio do Poço, além do Memorial Padre João Botero.

A Praça Municipal 12 de Dezembro — com árvores nativas é ornamentais — é outra bela paisagem. Festas típicas ainda fazem parte da cultura de Passos Maia, como o Festival da Canção Passosmaiense (Fecap), Rodeio Crioulo Interestadual, Feira da Novilha, Festa da Mandioca e Jantar do Leitão, além de várias festividades que vão se tornando tradicionais nas comunidades.

Venha nos fazer uma visita. Nossa força está no trabalho, nas tradições, na natureza e na fé. Estamos prontos para recepcioná-lo com o calor de um abraço.

Dados do Município

Região Turística: Grande Oeste
Área: 619.156 km (IBGE/2016)
População: 4109 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°46
Longitude: 52°03
Altitude: 800 m
Cidades próximas: Água Doce, Ponte Serrada, Vargeão, Abelardo Luz.

Grande Oeste

Com paisagem campeira, parques ecológicos, cascatas, corredeiras e cânyons, a região é um convite à prática do ecoturismo e aos amantes das belezas naturais. As estâncias de águas termais, as propriedades de águas termais, além da cultura indígena caigangue completam o cenário desta região que é o maior centro agroindustrial de Santa Catarina e constitui-se na maior parte por municípios com menos de 10 mil habitantes.

IDMS de Passos Maia

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Passos Maia.

Saiba Mais

Localização